No caso da animação bidimensional clássica, recorrendo a modelos celulóides, seria necessário desenhar cada frame da animação, sendo que cada objecto animado seria desenhado em posições ligeiramente diferentes. Nesta situação, o ponto de vista do animador é essencialmente fixo e os objectos movem-se à sua frente.
Na animação tridimensional por computador, o processo é ligeiramente diferente dado que atribui movimento aos objectos em tramas – chave específicas e mover a câmara de localização conforme a frame actual, para obter em cada instante a situação de visualização mais vantajosa.
O software de animação é responsável por calcular as frames intermédia, ou seja, calcular os movimentos intermédios dos vários objectos que permitem a obtenção da situação final definida pelo autor. Este processo é globalmente designado por keyframe animation e constitui a técnica mais utilizada para a criação de animação 3D.
A keyframe animation pode ser definida como um processo de atribuição de movimento a objectos em frames específicas de uma sequência de animação, permitindo que o computador interpole o movimento intermédio.
Uma técnica muito útil para animação do tipo keyframe animation é criação de hierarquias de objectos, ou seja, estabelecer ligações ou relações entre os objectos de uma cena de modo a que sejam afectados pelas características de outros objectos relacionados presentes na mesma cena.
Da mesma forma que é possível colocar objectos em keyframes para produzir animações 3D, também é possível colocar luzes e câmaras. O autor pode animar um ponto de luz ou mover uma câmara ao longo de um caminho predefinido, à medida que as frames da animação se sucedem. Deste modo, as possibilidades de criatividade são largamente abrangentes.
No que diz respeito ao movimento em si, a animação resume-se à especificação dos tipos fundamentais de movimento. É, então, possível fazer a rotação de um objecto em torno do seu ponto pivot ou em torno de outro ponto da cena que se define como centro de rotação. É também possível aplicar factores de escala e movimentar um objecto de uma localização para outra.
De uma forma geral o processo de keyframing é realizado recorrendo a gráficos interactivos que podem ser visualmente movidos nas keyframes por intermédio do rato ou de outro dispositivo.
Fonte: Ribeiro, Nuno. Multimédia e Tecnologias Interactivas. 3ª Edição. FCA – Editora de Informática, Lda. 2007.
Sem comentários:
Enviar um comentário