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quarta-feira, 24 de março de 2010

Operações de animação


As operações que se podem realizar sobre os modelos de animação podem-se classificar com: Operações gráficas, operações de controlo de movimento e respectivos parâmetros, rendering de animação e reprodução da animação.
Uma vez que os modelos de animação são modelos gráficos estáticos aplicados ao longo do tempo, as operações gráficas como a edição de primitivas, edição estrutural, a eliminação e a visualização, também estes se aplicam aos modelos de animação. A diferença fundamental entre as operações gráficas e de animação reside na adição da dimensão temporal. Assim, os objectivos deixam de ser estáticos e passam a conter trajectórias, a eliminação deixa igualmente de ser estática e passa a ser possível especificar o comportamento das luzes ao longo do tempo.
Os sistemas de autoria de animação separam as ferramentas de modelação gráfica das ferramentas de animação. As ferramentas de modelação gráfica são utilizadas para construir objectos gráficos 3D enquanto que as ferramentas de animação adicionam informação temporal aos objectos produzindo modelos evolutivos de animação.
O rendering de animação pode ou não ser realizado em tempo real. Em tempo real as tramas da sequência de vídeo digital resultante do rendering vão sendo apresentadas ao utilizador enquanto que o modelo de animação vai ser convertido nessas frames de vídeo digital. Desta feita são necessárias no mínimo 15 tramas por segundo para evitar a distorção do movimento, assim, o rendering em tempo real só é possível para modelos evolutivos simples ou utilizando hardware especializado para aceleração do rendring da animação.
Se a animação for previamente convertida em tramas de vídeo digital, a sua reprodução é resumida à reprodução de uma sequência de vídeo digital, ou seja, resume-se a controlar o frame rate e a direcção do movimento. Porém, a reprodução de animações cujo rendering é realizado em tempo real é mais flexível e assim é possível modificar o modelo interactivamente à medida que a reprodução avança. A animação em tempo real é, deste modo, mais interactiva e modificável, no entanto, exige a presença de hardware dedicado de aceleração.



Fonte: Ribeiro, Nuno. Multimédia e Tecnologias Interactivas. 3ª Edição. FCA – Editora de Informática, Lda. 2007.

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