Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 11 de março de 2010

Vantagens e desvantagens da representação digital


Vantagens


A maior vantagem da representação digital da informação consiste na universalidade da representação. Assim, qualquer tipo de media é codificado de uma forma única (sequência de bits), todos os tipos de informação podem ser manipulados da mesma forma e pelo mesmo tipo de equipamento (hardware). Além disso, as transformações operadas sobre a informação digital são operações sem erros, enquanto que as transformações analógicas introduzem ruído e distorções.
Ao nível do armazenamento de informação, a maior vantagem da representação digital da informação é o facto de permitir a utilização do mesmo dispositivo de armazenamento digital para todos os media. A única característica que permite distinguir os media é o espaço de armazenamento exigido por cada tipo de media, geralmente as imagens, o áudio e o vídeo digital exigem maiores volumes de armazenamento do que o texto, os gráficos e a animação.
Ao nível da transmissão de informação, a grande vantagem da representação digital é a utilização de qualquer sistema de comunicações com capacidade de transportar informação digital (bits), dado que possui o potencial necessário para transmitir informação multimédia digital. Existem ainda outros benefícios associados à transmissão analógica da informação: os sinais digitais são menos sensíveis ao ruído de transmissão do que os sinais analógicos; o processo de regeneração do sinal é fortalecido ou amplificado, torna-se muito mais simples; quer a detecção, quer a correcção de erros de transmissão podem ser implementadas com maior facilidade; a cifragem da informação torna-se muito mais simples.
Ao nível do processamento de informação, uma vez que toda a informação reside nos computadores, pode ser manipulada, analisada, modificada, alterada e complementada por programas de computador. Este é o aspecto em que o potencial da representação digital é mais elevado.

Desvantagens

A maior desvantagem da representação digital da informação reside na distorção introduzida durante a digitalização ou conversão. Como foi visto anteriormente, o processo da amostragem, quantificação e codificação dos valores amostrados pode introduzir distorções e conduzir a perdas de informação, resultando na diferença entre o sinal original e a apresentação ao utilizador final.



Fonte: Ribeiro, Nuno. Multimédia e Tecnologias Interctivas. 3ª Edição. FCA – Editora de Informática, Lda. 2007.

1 comentário: