Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 3 de março de 2010

Sinais analógicos e sinais digitais

O sinal analógico corresponde a um valor físico que varia continuamente no tempo e/ou no espaço. O fenómeno físico que estimula os sentidos humanos pode ser medido por instrumentos – sensores, que transformam a variável física que é capturada numa outra variável física medida – tensão ou corrente eléctrica, também esta dependente do tempo ou do espaço designada por sinal. Quando este sinal é contínuo, é análogo à variável física medida, ou seja, é um sinal analógico.



O sinal analógico é produzido por um sensor (por exemplo um microfone), que detecta um fenómeno físico (por exemplo a variação da pressão do ar) e que o transforma numa medida (normalmente uma corrente eléctrica ou uma tensão eléctrica).
Os valores medidos expressam-se com uma precisão dependente do tipo de sensor e das suas características, e variam entre dois limites bem definidos. Em processamento de sinal, o valor do sinal é designado por amplitude que corresponde ao valor instantâneo do mesmo, ou seja, ao valor que o sinal toma em cada instante (não apenas ao valor máximo que pode ser assumido pelo sinal analógico).
No que respeita à representação gráfica o tempo ou o espaço são representados através de valores expressos no eixo horizontal, enquanto que a amplitude de um sinal é representada com os valores no eixo vertical. A representação gráfica de um sinal analógico é designada por forma de onda.


Os sinais analógicos têm duas propriedades fundamentais:

1. São funções contínuas do tempo ou do espaço, ou seja, o sinal produzido pelo instrumento de captura pode assumir qualquer valor dentro dos limites desse mesmo instrumento de medida.

2. São definidos em qualquer instante de tempo ou do espaço, isto é, a amplitude de um sinal analógico define-se para qualquer valor possível da variável tempo ou espaço.
Um sinal analógico é um valor físico que varia continuamente com o tempo e/ou com o espaço e define-se em qualquer instante de tempo e/ou em qualquer posição do espaço. O sinal digital é uma sequência de valores codificados em formato binário, dependentes do tempo ou do espaço, resultante da transformação de um sinal analógico. No entanto, ao opostamente aos sinais analógicos, os sinais digitais são discretos em amplitude assim como no tempo e/ou espaço.



Fonte: Ribeiro, Nuno. Multimédia e Tecnologias Interactivas. 3ª Edição. FCA – Editora de Informática, Lda. 2007.

Sem comentários:

Enviar um comentário