Existem dois tipos de imagens conforme o tipo de dados codificados e guardados que permitem reconstrução da imagem, são estes o gráfico vectorial e a imagem bitmap. O primeiro constitui ficheiros que contêm a descrição matemática das figuras que o constituem, enquanto que o segundo, é uma imagem na qual o ficheiro é constituído pelos dados da cor de cada ponto.
Os gráficos e as imagens são, por vezes, confundidos, contudo, representam informação visual diferente. Deste modo, o rendering, diferencia estes dois termos, através de uma operação que interpreta as equações matemáticas dos gráficos e gera as correspondentes pixéis de imagem.
O ficheiro de uma imagem vectorial descreve as diferentes figuras como objectos gráficos independentes. Estes objectos, por sua vez, não podem ser manipulados nem transformados de forma independente. No que respeita à representação visual da informação, os conteúdos gráficos são designados de modelos. Existem vários modelos gráficos: modelos geométricos, modelos sólidos (objectos tridimensionais), modelos físicos (grande precisão), modelos empíricos (fenómenos naturais complexos) e, por fim, modelos de desenho (acções de desenho).
Os formatos externos para modelos permitem importar e exportar os modelos desenvolvidos em ferramentas de edição gráfica diferentes, possibilitando, deste modo, a gravação de modelos gráficos num formato normalizado que possibilitam a leitura e interpretação por aplicações diferentes das da criação do modelo. Como exemplos de formatos externos temos o PostScript e o PDF.
Apesar da multiplicidade de representações gráficas existentes, há um conjunto de operações comuns à maioria dos modelos, sendo estas a edição de primitivas (especificação e modificação de parâmetros), edição estrutural (criação e modificação de conjuntos de primitivas, como translação e rotação), aplicação de materiais (sensação de realidade, especificar as propriedades de cor através de três componentes da luz: difusão, reflexão e ambiente) e mapeamento (melhoria do aspecto visual dos objectos que dependem de técnicas adicionais de mapeamento de texturas, de colisões, de deslocamentos, de ambiente e de sombras), iluminação (iluminar uma cena constituída por objectos gráficos a partir de várias fontes de luz: luz ambiente, pontos de luz, luzes direccionais e spotlights), visualização, sombreamento e rendering.
O mapeamento de texturas, muito resumidamente, consiste na aplicação de uma imagem bitmap numa superfície, reproduzindo eficazmente a sua textura. O mapeamento de colisões é a aplicação de uma imagem bitmap a uma superfície, dando a ilusão da sua forma. O mapeamento de deslocamentos resume-se à aplicação de uma imagem bitmap a uma superfície para modificar a sua forma. Por seu turno, o mapeamento de ambiente e de sombras é a utilização de técnicas para simular algumas formas de reflexão de luz.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Profundidade_de_cor
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