As aplicações multimédia foram desenvolvidas com o propósito de melhorar e facilitar a comunicação.
O desenvolvimento de produtos multimédia apresenta normalmente interfaces gráficas e um comportamento em tempo real, e usam também serviços de multimédia do ambiente operacional.
Estes produtos têm utilização em sites estáticos, dinâmicos, sites servidores de multimédia de fluxo contínuo.
Relativamente aos sites dinâmicos, as páginas destes contêm um código activo. Este código pode ser do tipo Script (código HTML) ou Componentes (arquivos de código binário, invocados quando a referência é localizada na Página). A execução deste código activo pode ser feita do lado do cliente ou do lado do servidor.
Os Scripts fazem com que a página responda com acções às solicitações do utilizador.
GCI, Common Gateway Interface, é um protocolo que serve para comunicar entre diferentes processos, forms da Web com programas.
Os Componentes activos são programas executados pela máquina do cliente e invocados pelos navegadores quando este encontrar a respectiva referência.
No que respeita à autoria de aplicações podem ser de aplicações com interface multimédia ou de aplicações multimédia. As aplicações com interface multimédia baseia-se numa construção visual da interface do utilizador, com recurso a ferramentas de desenho e formulários, apresentam mecanismos para inclusão de material na interface, fornecem a possibilidade de programação textual em linguagem de programação simples e mecanismo de tempo de execução distribuído com o aplicativo.
As interfaces têm objectivos que passam pela rápida aprendizagem, utilização também rápida, reduzida da taxa de erros e grande produtividade e uma fácil utilização das funções disponíveis.
As interfaces do utilizador podem ser de três estilos: WYSIWYG (what you se eis what you get), interfaces icónicas que economizam espaço de ambiente de trabalho, superam barreiras linguísticas e contribuem para a estética da interface.
Sem comentários:
Enviar um comentário