Os mundos virtuais são uma realidade que abarca grande parte dos utilizadores das novas tecnologias. Estima-se que até ao próximo ano 4 em cada 5 pessoas que utilizam a internet irão participar activamente no “Second Life” ou nalgum sistema do género.
A recriação de um mundo, paralelo ao real, é um fenómeno mais que corrente. São criados ambientes virtuais onde as vidas paralelas são simuladas e determinadas pelo seu criador, com todas as virtudes e defeitos existentes no mundo real mas com a coordenação e desejo de cada indivíduo.
Os novos mundos virtuais surgem como novas ferramentas de divulgação das marcas. Pode-se ainda dizer que existe nos mundos virtuais a modificação da cultura real, na qual o utilizador e seu avatar podem representar uma só vontade, ou podem representar vários desejos possíveis de se concretizarem apenas na realidade virtual.
O fenómeno virtual mais conhecido deste género é o Second Life, aqui é possível, para além da sensação de uma vida diferente e perfeita até através da criação de um avatar (residente do mundo virtual), ter e fazer tudo o que se possa imaginar, o limite do que pode acontecer neste mundo depende exclusivamente da criatividade dos seus avatares. São dotados de uma forte economia que tem levado empresas como a IBM a comprar ilhas virtuais e promoverem assim os seus negócios neste mundo. Até a própria Universidade de Aveiro tem uma ilha no Second Life.
A origem de Mundos ou Ambientes Virtuais foi marcada com a criação de chats como o IRC, ambientes de jogos (Doom, Renderman), posteriormente o cinema (Matrix – Hollywood), ficção (passageiro do futuro) e, ultimamente a definição de avatares, organizações do real life presentes no Second Life.
Estes mundos fazem, indiscutivelmente, parte do chamado marketing digital, isto é, são uma ferramenta de Marketing Digital. Assim, falando agora desta área, foram determinadas sete forças do Marketing Digital que são a interactividade, a personalização, a globalização, a integração, a aproximação, a convergência e a democratização da informação. Estas oferecem uma nova dimensão à comunicação, às vendas e ao relacionamento com o mercado bem como o próprio surgimento de oportunidades de negócio.
O marketing está, mesmo que implicitamente, envolvido na criação/ surgimento de toda a envolvente relacionada com estas ferramentas tecnológicas, com estes mundos. Isto é, o negócio por detrás destas novidades, destas realidades, é sem dúvida desenvolvido pelo marketing. A presença de empresas/ instituições a nível digital deve-se a oportunidades que surgem uma vez que os públicos destas mesmas empresas se encontram presentes nesta realidade virtual, é o utilizador que escolhe e decide os conteúdos que quer visualizar, as ferramentas que pretende utilizar bem como as marcas e produtos que preferem.
O marketing passa por uma revolução, alterando e evoluindo as suas técnicas consoante os avanços tecnológicos. A guerra do marketing passa por antever as tendências e antecipar os concorrentes.
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