A realidade virtual pode ser descrita como um conjunto de tecnologias que, apoiadas no uso do computador que pode simular a nossa realidade ou outras realidades criadas pela nossa fantasia.
As primeiras experiencias realizadas ao nível da realidade virtual foram no século XX através do desenvolvimento do Sensorama e do Cinerama.
O Sensorama era uma espécie de cabine equipada com um dispositivo para visão estereoscópica que permitia ao utilizador experimentar uma combinação de visão tridimensional (segmentos de filmes 3D), som estéreo, vibrações mecânicas, aromas, e vento. Deste modo, o utilizador concretizava uma viagem multissensorial numa realidade artificial sem sair do mesmo lugar.
O Cinerama é uma tecnologia que consistia no uso de três câmaras que gravavam um filme de diferentes ângulos e que era projectado em três grandes telas curvas causando, assim, aos visualizadores a impressão de estar dentro do filme.
Realidade virtual é a junção de três ideias básicas: imersão (sentimento de que se faz parte do próprio ambiente, capacete de visualização ou salas com projecções nas paredes, tecto e chão), interacção (capacidade que o computador tem de detectar as entradas do utilizador e modificar instantaneamente o mundo virtual, capacidade reactiva) e envolvimento (grau de motivação dado ao utilizador para que ele se emprenhe em determinada actividade). Um bom exemplo que demonstra que estes três elementos estão presentes na realidade virtual são os jogos de vídeo. O utilizador entra num jogo e esquece o mundo que o rodeia, bloqueia os cinco sentidos única e exclusivamente para um único fim: o jogo, interage com a consola controlando os movimentos e decidindo os passos a dar e maioritariamente a motivação que é dada é a dificuldade que por vezes existe para terminar determinados níveis do jogo e quando este fim é conseguido são dados incentivos, remunerações pelo desempenho.
Nos dias que correm, a realidade virtual é já uma tecnologia bastante utilizada, acessível a muitos e que facilita e permite determinadas acções que de outro modo seriam difíceis ou até impossíveis. Abrange imensas áreas de investigação e actuação nomeadamente a saúde, educação, engenharias, marinha, exército, arquitectura e construção, representação, entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário