As tecnologias da informação, vieram, sem dúvida, revolucionar o mundo com a sua evolução constante, e, no âmbito do marketing, estas também facilitaram e progrediram em muito as técnicas e os métodos utilizados para chegar ao público-alvo, sempre com o objectivo de, cada vez mais, satisfazer as suas necessidades. A globalização é outro factor relacionado com o avanço das tecnologias e que, com as exigências impostas pelos mercados, passou a ser uma preocupação a qualificação da mão-de-obra, a facilidade de efectuar trocas comerciais assim como oferecer produtos de alta qualidade que satisfaça em pleno as exigências dos consumidores. Por outro lado, está também patente a necessidades que as empresas têm em transmitir uma boa imagem, baseada na transparência, sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental.
A comunicação hoje está, portanto, muito mais desenvolvida que há uns anos atrás. Nos dias que correm existem inúmeras formas de comunicação através da internet e intranet. A quantidade de blogs, websites, broadcast, webcast, salas de conversação e imprensa, entre outros, com o apoio de bases de dados, bluetooth, newsletters e afins, são alguns exemplos de como é feita a maioria da comunicação dos dias de hoje.
O marketing directo consiste no contacto directo que uma empresa tem com os seus consumidores, isto é, a empresa direcciona a sua comunicação com os segmentos de mercado que lhe interessam para determinado fim. Esta ferramenta tem como objectivo a fidelização e satisfação dos clientes com base numa relação duradoura.
Com estes avanços tecnológicos e novas formas de comunicar, o marketing foi actualizando as suas formas de actuação e surgiram novas ferramentas que auxiliam as empresas nesta área como o marketing viral e de guerrilha. O marketing viral, muito resumidamente, centra-se em publicidades que são postas em circulação essencialmente na internet, como forma de divulgar uma marca de uma forma interessante e divertida e que por isso seja passada para todos os contactos. O marketing de guerrilha é uma forma de publicitar um produto ou marca na rua com baixos custos utilizando os recursos disponíveis através de ideias originais que chamam a atenção do público.
Sem comentários:
Enviar um comentário