Webmarketing é um conjunto de instrumentos que destacam a empresa na internet, aproximando-a dos consumidores e posicionando a marca no mercado.
A criação de um website é o primeiro passo para colocar a empresa na internet. A questão que se prende com a estratégia de estar presente ou não na internet depende se os seus clientes ou possíveis clientes lá estejam, isto é se o segmento de mercado de uma empresa utiliza frequentemente a internet, tem acesso fácil e rápido, interessa-se pelo mercado online então a empresa deve obviamente ter um Website que a dê a conhecer, caso não seja, fidelize os clientes e permita o seu reconhecimento.
Alguns dos objectivos do webmarketing passam por captar, manter ou melhorar o relacionamento com os clientes, divulgar e promover os produtos ou serviços e aumentar as visitas ao site. Estes objectivos serão concretizados se houver um bom estudo por detrás e forem tomadas as medidas fundamentais para que este seja encontrado e visitado repetidas vezes. Assim, é necessário que seja fácil de encontrar, design apelativo, possível de interacção por parte do utilizador e contenha valor agregado. Acções como publicidade e promoção de vendas online, e-mail marketing, press release são acções que devem ser tidas em conta quando se pretende estar presente neste mundo.
A publicidade online é uma forma de comunicação persuasiva, por vezes até demais na minha opinião, que utiliza canais da internet. É uma boa forma de medir a adesão do público a determinadas campanhas ou visitas ao site e, assim, é possível avaliar o desempenho das estratégias. A publicidade online tem baixos custos de colocação, distribuição de informação sem restrições e flexibilidade de uso. Por outro lado, tem desvantagens no que diz respeito à relutância por parte dos utilizadores, isto é, se a publicidade não for apelativa e chamar a sua atenção não terá sucesso. Esta pode ser feita através de banner, minibanner ou botão, links patrocinados no Google por exemplo, pop-up, viral, e-mail, newsletters, entre outros.
O e-mail marketing é uma ferramenta de marketing directo, ou seja, é direccionado exactamente para os clientes que se pretende, optimizando o processo de comunicação, é personalizado, rápido e pratico e com baixos custos. Para que a utilização deste tipo de ferramentas funcione é necessário que haja uma boa base de dados actualizada.
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