Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O que é o multimédia?


O termo multimédia designa uma forma de comunicação que engloba vários meios para transmitir uma mensagem, esta palavra é composta por duas partes, o prefixo multi que vem da palavra latina multus que significa “numeroso” ou “vários” e a raiz media da palavra latina medium que significa “meio”, “centro” ou “intermediário”. Assim, partindo desta análise, conclui-se que a palavra multimédia significa “múltiplos intermediários” ou “múltiplos meios”.
De notar que a palavra multimédia pode ser utilizada como substantivo e como adjectivo, isto é, dependendo da circunstância pode ter dois géneros, feminino ou masculino.


Contextualização do conceito multimédia

Fluckiger (1995)
“Mercado multimédia: conjunto de sectores nos quais se negoceia em produtos ou serviços multimédia.
Produto multimédia: pacote comercial que suporta uma aplicação multimédia, como por exemplo um sistema de autoria multimédia tal como o Macromedia Flash.
Aplicação multimédia: programa que controla a apresentação de informação ao utilizador, recorrendo a serviços multimédia. Por exemplo, um jogo multimédia é uma aplicação interactiva que controla a apresentação de cenários gráficos, imagens e sons, e permite que o utilizador interaja com estes conteúdos.
Serviço multimédia: função ou conjunto de funções que suportam o fornecimento de um dado serviço ao utilizador final por intermédio da aplicação multimédia. Por exemplo, para se utilizar um jogo multimédia, é necessário possuir os meios, ou serviços, para localizar, aceder e apresentar a informação.
Tecnologia multimédia: conjunto de áreas tecnológicas especificas que suportam o desenvolvimento de serviços multimédia, tais como as técnicas de compressão de áudio, vídeo e imagem.
Plataforma multimédia: tipo e configuração específica de computador equipado com hardware multimédia e capaz de suportar software constituído por aplicações multimédia, como, por exemplo, um PC equipado com placas áudio e vídeo.
Placa multimédia: hardware incluído num computador que desempenha funções multimédia. Por exemplo, uma placa de captura de vídeo desempenha a função de digitalização de vídeo analógico.
Dispositivo de armazenamento multimédia: suporte informático cujas capacidades e características de acesso se adequam ao armazenamento de vários tipos de informação representada sob a forma digital. Os discos CD-ROM, DVD-ROM e as tapes DAT são exemplos destes dispositivos.
Rede multimédia: rede de comunicação de dados cujo desempenho permite a transferência de vários tipos de informação digital. Exemplos destas redes são a RDIS (Rede Digital de Integraçao de Serviços) e as redes ATM (Asynchronous Transfer Mode).”


Tipos de informação multimédia

Os sistemas e aplicações multimédia combinam os seguintes tipos de informação multimédia, também designados por tipos de media:
- Texto;
- Gráficos;
- Imagens ou imagens bitmap;
. Vídeo ou imagens em movimento;
- Animação ou gráficos com movimento;
- Áudio ou som.


Estes tipos de informação multimédia serão abordados aprofundadamente mais à frente.




Definição de multimédia

“Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada pela forma digital, em que existe pelo menos um tipo de media estático (texto, gráficos ou imagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio ou animação).”
Esta definição é também adoptada em Fluckiger (1995) e Chapman & Chapman (2000), no entanto existem outras definições que diferem desta.
Minoli & Keinath (1994) definem multimédia como ”uma tecnologia interdisciplinar, orientada para as aplicações, que capitaliza na natureza multissensorial dos seres humanos e na capacidade de armazenamento, manipulação e transmissão de informação não-numérica dos computadores, tais como vídeo, gráficos e áudio, complementada com informação numérica e textual.”
De acordo com Fetterman & Gupta (1993), “Multimédia digital, ou simplesmente multimédia, define-se como a integração de ate seis tipos de media num ambiente interactivo e colorido por computador.”
Por outro lado, Vaughan (2001) diz que “Multimedia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio electrónico.”


Características dos sistemas multimédia

Com base na primeira definição, é possível enumerar cinco características principais associadas aos sistemas multimédia, no contexto da informação manipulada por computador:
1. A informação manipulada pelos sistemas multimédia representa-se sob a forma digital, mas os media são independentes entre si.
2. Os sistemas multimédia combinam obrigatoriamente pelo menos um media estático com um media dinâmico.
3. Os sistemas multimédia são controlados por computador.
4. Os sistemas multimédia são integrados.
5. A interface oferecida pelos sistemas multimédia ao utilizador final pode permitir interactividade.




Fonte: Ribeiro, Nuno. Multimédia e Tecnologias Interactivas. 3ª Edição. FCA – Editora de Informática, Lda. 2007.



Sem comentários:

Enviar um comentário