Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Introdução às Tecnologias Multimédia

Actualmente, os sistemas multimédia representam uma crescente importância em todas as áreas de actividade humana que dependem de uma comunicação eficaz, como na educação, no comércio, na indústria e nos serviços.

O ser humano interpreta a informação que recebe simultaneamente através dos cinco sentidos (visão, audição, tacto, gosto e olfacto) que lhe permite, deste modo, identificar características das situações em que está inserido bem como tomar decisões.

A informação pode ser representada de várias forma ou meios designados de media (palavra latina). Uma das aplicações mais significativas da informática é a possibilidade de representação de todos e cada um destes media sob a forma digital, através de um conjunto de bits. Assim, é possível armazenar a informação em discos rígidos magnéticos ou outros dispositivos de armazenamento informático, bem como manipulá-la através de programas ou aplicações informáticas e transmiti-la por intermédio de redes informáticas. Uma vez que todos os media partilham a mesma representação digital, podem ser combinados entre si de uma forma designada por multimédia.

O desenvolvimento das tecnologias multimédia teve como resultado a convergência da informática, das telecomunicações e do entretenimento. As aplicações multimédia interactivas são hoje utilizadas em todo o lado, casas particulares, escolas, empresas, locais públicos, servem para ensinar, formar, entreter, persuadir, vender ou simplesmente comunicar de uma forma mais eficiente. A possibilidade de consultar bibliotecas digitais, informação textual combinada com áudio, vídeo e ilustrações, a disponibilidade de funcionalidades adicionais como videoconferência, o comércio electrónico entre outras ferramentas, permitem o enriquecimento das experiências e actividades, assim como complementar o leque de aplicações das tecnologias multimédia, melhorando e facilitando a comunicação na era da Sociedade da Informação.
Os avanços verificados nas últimas décadas no que respeita às tecnologias informáticas colocaram a comunicação multimédia ao alcance de todos. O desenvolvimento de computadores pessoais com características cada vez mais avançadas, a existência de redes de comunicação com grande capacidade, a convergência das telecomunicações móveis com os sistemas de informação digital permitem uma comunicação global e instantânea, com ou sem fios para enviar, receber e apresentar qualquer tipo de informação.

Contudo, a criação de aplicações multimédia eficazes não pode ser uma actividade realizada ao acaso. Para explorar da melhor forma as potencialidades que as tecnologias e sistemas multimédia disponibilizam é necessário conhecer as características das tecnologias, adequar as combinações de informação visual e auditiva às mensagens que se pretendem transmitir, assim como planear antes de conceber e produzir a aplicação multimédia interactiva.



Fonte: Ribeiro, Nuno. Multimédia e Tecnologias Interactivas. 3ª Edição. FCA – Editora de Informática, Lda. 2007.

Sem comentários:

Enviar um comentário