A primeira característica dos sistemas multimédia é a representação digital da informação. Isto é, em multimédia, o conjunto de estímulos sensoriais associados ao texto, às imagens e objecto gráficos, ao vídeo, ao áudio e à animação são reduzidos a padrões de dígitos binários que são manipulados pelos computadores. Assim, é possível utilizar programas para armazenar, modificar, combinar e apresentar todos os tipos de media, bem como transmitir os dados através de redes informáticas ou armazená-los em suportes ópticos como CD-ROM e DVD-ROM.
A segunda e terceira característica dos sistemas multimédia restringem e indicam os contextos de utilização da informação digital nela englobados. Assim, a segunda característica obriga que as combinações contenham pelo menos um media digital estático e um media dinâmico, e a terceira característica baseia-se no facto de os sistemas para serem multimédia têm obrigatoriamente de ser controlados por computador.
A quarta característica dos sistemas multimédia assenta na noção de integração, isto é, a capacidade de lidar com os vários meios necessários à produção, armazenamento, transporte e apresentação de informação de forma integrada minimizando a quantidade utilizada de diferentes dispositivos.
A representação da informação sob a forma digital tem um papel fundamental na realização dos sistemas e aplicações multimédia. Por outro lado, a adição de interactividade a uma apresentação multimédia só é possível através da utilização de um computador.
Fonte: Ribeiro, Nuno. Multimédia e Tecnologias Interactivas. 3ª Edição. FCA – Editora de Informática, Lda. 2007.
Sem comentários:
Enviar um comentário