Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Produtos Multimédia (continuação)


Webmarketing é um conjunto de instrumentos que destacam a empresa na internet, aproximando-a dos consumidores e posicionando a marca no mercado.

A criação de um website é o primeiro passo para colocar a empresa na internet. A questão que se prende com a estratégia de estar presente ou não na internet depende se os seus clientes ou possíveis clientes lá estejam, isto é se o segmento de mercado de uma empresa utiliza frequentemente a internet, tem acesso fácil e rápido, interessa-se pelo mercado online então a empresa deve obviamente ter um Website que a dê a conhecer, caso não seja, fidelize os clientes e permita o seu reconhecimento.

Alguns dos objectivos do webmarketing passam por captar, manter ou melhorar o relacionamento com os clientes, divulgar e promover os produtos ou serviços e aumentar as visitas ao site. Estes objectivos serão concretizados se houver um bom estudo por detrás e forem tomadas as medidas fundamentais para que este seja encontrado e visitado repetidas vezes. Assim, é necessário que seja fácil de encontrar, design apelativo, possível de interacção por parte do utilizador e contenha valor agregado. Acções como publicidade e promoção de vendas online, e-mail marketing, press release são acções que devem ser tidas em conta quando se pretende estar presente neste mundo.

A publicidade online é uma forma de comunicação persuasiva, por vezes até demais na minha opinião, que utiliza canais da internet. É uma boa forma de medir a adesão do público a determinadas campanhas ou visitas ao site e, assim, é possível avaliar o desempenho das estratégias. A publicidade online tem baixos custos de colocação, distribuição de informação sem restrições e flexibilidade de uso. Por outro lado, tem desvantagens no que diz respeito à relutância por parte dos utilizadores, isto é, se a publicidade não for apelativa e chamar a sua atenção não terá sucesso. Esta pode ser feita através de banner, minibanner ou botão, links patrocinados no Google por exemplo, pop-up, viral, e-mail, newsletters, entre outros.

O e-mail marketing é uma ferramenta de marketing directo, ou seja, é direccionado exactamente para os clientes que se pretende, optimizando o processo de comunicação, é personalizado, rápido e pratico e com baixos custos. Para que a utilização deste tipo de ferramentas funcione é necessário que haja uma boa base de dados actualizada.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Produtos Multimédia


As tecnologias da informação, vieram, sem dúvida, revolucionar o mundo com a sua evolução constante, e, no âmbito do marketing, estas também facilitaram e progrediram em muito as técnicas e os métodos utilizados para chegar ao público-alvo, sempre com o objectivo de, cada vez mais, satisfazer as suas necessidades. A globalização é outro factor relacionado com o avanço das tecnologias e que, com as exigências impostas pelos mercados, passou a ser uma preocupação a qualificação da mão-de-obra, a facilidade de efectuar trocas comerciais assim como oferecer produtos de alta qualidade que satisfaça em pleno as exigências dos consumidores. Por outro lado, está também patente a necessidades que as empresas têm em transmitir uma boa imagem, baseada na transparência, sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental.

A comunicação hoje está, portanto, muito mais desenvolvida que há uns anos atrás. Nos dias que correm existem inúmeras formas de comunicação através da internet e intranet. A quantidade de blogs, websites, broadcast, webcast, salas de conversação e imprensa, entre outros, com o apoio de bases de dados, bluetooth, newsletters e afins, são alguns exemplos de como é feita a maioria da comunicação dos dias de hoje.

O marketing directo consiste no contacto directo que uma empresa tem com os seus consumidores, isto é, a empresa direcciona a sua comunicação com os segmentos de mercado que lhe interessam para determinado fim. Esta ferramenta tem como objectivo a fidelização e satisfação dos clientes com base numa relação duradoura.

Com estes avanços tecnológicos e novas formas de comunicar, o marketing foi actualizando as suas formas de actuação e surgiram novas ferramentas que auxiliam as empresas nesta área como o marketing viral e de guerrilha. O marketing viral, muito resumidamente, centra-se em publicidades que são postas em circulação essencialmente na internet, como forma de divulgar uma marca de uma forma interessante e divertida e que por isso seja passada para todos os contactos. O marketing de guerrilha é uma forma de publicitar um produto ou marca na rua com baixos custos utilizando os recursos disponíveis através de ideias originais que chamam a atenção do público.